quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tricolor por tricolor, deu São Paulo Vencedor



No duelo decisivo entre tricolores na última quarta-feira pela Copa do Brasil, o São Paulo levou a melhor sobre o Santa Cruz. Os 21.056 pagantes que praticamente lotaram a Arena Barueri presenciaram um jogo digno de mata-mata, com direito a pênalti perdido e 4 expulsões.

O Santa Cruz havia vencido a primeira partida no Recife pelo placar de 1 x 0 (gol contra de Rodrigo Souto) e veio à São Paulo jogando pelo empate para garantir a classificação para as oitavas de final da competição nacional. Sabendo que não se tratava de uma tarefa nada fácil, o técnico José Teodoro decidiu adotar uma formação mais defensiva , apostando nos contra-ataques. O que ele não esperava era ver a abertura do placar logo aos 9 minutos do 1º tempo, após a cabeçada do zagueiro Rhodolfo. Depois disso o Tricolor paulista dominou a partida, não dando espaço para os pernambucanos, que se preocupavam mais em bater do que em jogar. Bateram, bateram e bateram até que aos 42 minutos do 1º tempo o zagueiro André Oliveira do Santa Cruz cometeu um pênalti sobre Dagoberto, em um lance totalmente desnecessário, já que o goleiro Thiago já possuía a pelota em suas mãos enquanto o zagueiro, que já possuía um cartão amarelo na conta, empurrava o atacante dentro da grande área. Um gol àquela altura decidiria a partida, mas Rogério Ceni, ao melhor estilo Loco Abreu, desperdiçou a penalidade e o Santa continuou no páreo, porém com um jogador a menos.

O 2º tempo começou do jeito que terminou o 1º: paulistas no ataque e pernambucanos na defesa, tentando alavancar contra-ataques que surtiam pouco efeito. Como o resultado levava o duelo para os pênaltis, o Santa decidiu se fechar por completo, marcando muito forte os donos da casa. Destaque para a fortíssima marcação de Everton Sena que, simplesmente, não deixou o jovem talento Lucas sequer tentar uma jogada de efeito, o atrito entre os dois terminaria na expulsão de ambos faltando 3 minutos para o final da partida. Quando o jogo estava morno o suficiente para que o internauta fizesse uma pergunta aos comentaristas da partida, Ilsinho tabelou com William José, invadiu a área e anotou o segundo gol do São Paulo, que só administrou a partida a partir dali. Com o segundo gol, o Santa Cruz se perdeu em campo, foi para o tudo ou nada, mas acabou ficando com o nada, além de mais duas expulsões para deixar a eliminação ainda mais amarga.
        
A grande verdade é que: Faltou técnica no toque de bola e nas finalizações da equipe de Recife, que se contentou com o placar de 1 x 0, mas esqueceu que do outro lado estava um time três vezes campeão continental e mundial e seis vezes campeão brasileiro. Contra um time grande é preciso também jogar como um, e por ter pecado nesse aspecto, o Santa Cruz volta a Recife com uma eliminação nas costas que podia ter sido evitada, não fosse a falta de crença em seu potencial.

O São Paulo segue na Copa do Brasil e enfrentará o Goiás na próxima fase. O jogo será dia 20/04 no estádio Serra Dourada com a possível estréia de Luis Fabiano, o “Fabuloso”.

Por Rafael Costa

Um comentário: